sexta-feira, 12 de julho de 2013

IAPÔI cineclube apresenta: o documentário Brasileirinho e o grupo Boêmios do japumym

Projeto Interação de Linguagens do IAPÔI cineclube realiza todo o último sábado do mês suas sessões com parceria do Espaço Cultural Bodega da Yá .  No mês de Junho, a sessão será no dia de São Pedro, 29 de Junho e exibe o documentário BRASILEIRINHO onde logo após se apresenta o Grupo Boêmio do Japumym e depois o COCO DA YÁ.



Sinopse do Filme Brasileirinho:

No final do século XIX, no Rio de Janeiro, os músicos pararam de compor e tocar no estilo europeu para misturar melodias européias com ritmos africanos, gerando o choro. Aos poucos o gênero ganhou espaço nos salões de dança e nos palcos de teatro, sendo considerado a 1ª expressão musical da emergente classe média da cidade.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-60637/

Trailer:


Boêmios do Japumym

Após alguns músicos se reunirem ao serem convidados para comemorar o Dia da Música, 22 de Novembro, em 2005, eles decidem se juntar para formar um grupo de choro. Com o objetivo de resgatar a tradição do chorinho na cidade de Goiana, na década de 30, onde se reunião no antigo bar no centro da cidade chamado Café Nice, para se apresentarem.



Desde a sua formação, o grupo vem se apresentando em diversos espaços culturais, bares e festas no município. O seu repertório trás grandes compositores do choro brasileiro, nomes como Jacob do Bandolin, Valdir Azevedo, Pixinguinha, Tom Jobim e Ernesto Narazeth.


Logo após a sessão acontece a apresentação do Coco da Yá, grupo de coco de roda de Goiana.

Quando: 29 | Junho [ sábado ] - 19h
Onde: Rua Paraíso, nº 95, no bairro da Nova Goiana, Goiana-PE.
Quanto: Entrada Franca

Incentivo:
FUNCULTURA | FUNDARPE | SEC. DE CULTURA | GOV. DO ESTADO DE PE.

Realização:
IAPÔI cineclube

Apoio: NPED - Núcleo de Produção Engenho Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário