terça-feira, 21 de maio de 2013

IAPÔI CINECLUBE apresenta: DENTRO E FORA DAS TELAS




O IAPÔI cineclube existe desde abril de 2009 com sessões quinzenais até Junho de 2011 no Centro da cidade de Goiana. A partir de Agosto de 2011 o IAPÔI cineclube passa a realizar sessões mensais na periferia do município de Goiana, no bairro intitulado de Nova Goiana, comunidade de baixa renda e de precária estrutura de serviços públicos, mas que concentra a maioria dos grupos de Cultura Popular da cidade.

O IAPÔI cineclube realiza suas sessões no Recanto Cultural da Yá, onde funciona o terreiro “Ylê Axé Oyá Oníra” de Dona Nininha e onde todo o último sábado do mês antes de iniciar o Coco da YÁ (festa de coco de roda organizada por Dona Nininha) o IAPÔI realiza suas sessões.

O projeto IAPÔI cineclube “dentro e fora das telas” pretende realizar o reconhecimento e valorização das identidades culturais salvaguardando o respeito à diversidade cultural, a valores éticos, étnico e estéticos, bem como costumes e crenças; estando em consonância com os eixos do Plano de Política Pública de Cultura da FUNDARPE.  O projeto também valoriza os grupos locais, colabora para o fortalecimento do Recanto Cultural da Yá e do terreiro “Ylê Axé Oyá Oníra” como um espaço de reconhecimento e encontro de culturas existentes no município de Goiana e ainda garanti um trabalho engajado na educação do audiovisual e dos direitos do público ao acesso a bens culturais, a formação de público de cinema no interior, geração de renda, e o fortalecimento e desenvolvimento do cidadão na política pública de cultura.

O projeto “dentro e fora das telas” irá realizar 03 (três) sessões cineclubista, uma em cada mês, onde os filmes que serão exibidos terão situações, ambientes ou contextos que possibilitem o reconhecimento, o debate e a reflexão com o público, que logo em seguida irá mergulhar através da música nas discussões trabalhadas.

A 1º interação aborda o coco de roda com o filme “Eu Tiro O Couro do Dançador de Gustavo Vilar” que apresenta o Coco de Tebei, que  é o nome dado, em Tacaratu, ao coco cantado e dançado pela comunidade Olho D’Água do Bruno, e após o cine-debate acontece a apresentação do Coco da Yá, grupo de coco de roda de Goiana.

A 2º interação é sobre o chorinho com o filme “Brasileirinho” do diretor  Mika Kaurismäki ,  que busca as origens do ritmo do choro brasileiro, e após o cine-debate se apresenta o grupo de chorinho Boêmios do Japumym, outro grupo do município.

E a 3º interação é como o rap com o filme “O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas” de  Marcelo Luna e Paulo Caldas que fala de Helinho, Justiceiro e de Garnizé, musico. Dois jovens de uma mesma periferia, duas vidas cruzadas pelo mesmo tema: a violência urbana.   E após o cine-debate haverá a apresentação do grupo R.V.A [Rapaziada Voz Ativa], grupo de rap também do município de Goiana.

Quando: TODO O ÚLTIMO SÁBADO DO MÊS
Onde: Rua Paraíso, nº 95, no bairro da Nova Goiana, Goiana-PE.
Quanto: Entrada Franca

incentivo:
FUNCULTURA | FUNDARPE | SEC. DE CULTURA | GOV. DO ESTADO DE PE.

realização:
IAPÔI cineclube

Nenhum comentário:

Postar um comentário